top of page
  • Foto do escritorCristiane Oliveira

ESCRITORA GAÚCHA E CIDADÃ MATO-GROSSENSE FAZ TURNÊ LITERÁRIA PELO SUL DO PAÍS

A escritora Leni Zilioto, natural do Rio Grande do Sul e radicada em Mato Grosso, participa do lançamento do Selo 120 anos Guaporé, apresentas as suas obras literárias e lança dois novos escritores, seus alunos da Mentoria Jornada do Escritor.

Em turnê literária pelo sul do Brasil, a escritora Leni Chiarello Ziliotto, nome artístico Leni Zilioto, participa de eventos, dá palestras, ministra oficinas e workshop, apresenta as suas obras, lança seus alunos da Mentoria Jornada dos Escritores e fecha novas parcerias para eventos culturais e literários.

Com a agenda de 2023 já bem ocupada, entre os compromissos, duas viagens internacionais para trabalhos e eventos literários e artísticos, a escritora diz que “A literatura muda as pessoas e as pessoas mudam o mundo. Eu estou nesse universo literário desde os meus 12 anos de idade, e se eu tivesse que parar de fazer o que faço, seria como que desligar o oxigênio da minha vida. Eu vivo literatura e arte.”

No último dia 08 de fevereiro, no auditório da Casa da Cultura de Guaporé/RS, Leni participou do lançamento do Selo 120 anos Guaporé, sua terra natal, e na sequência, no salão nobre, a escritora apresentou suas obras e lançou mais dois novos escritores, alunos da Mentoria Jornada do Escritor. 

O evento contou com a presença de autoridades políticas e culturais, amigos, familiares, a imprensa e a comunidade da região, com bastante pessoas de municípios próximos, demonstrando o valor da cultura, da literatura. 

Com casa cheia, Leni Zilioto se emociona ao ouvir os mentorados, Márcio Klaus e Lu Sanson dizerem “estamos realizando o nosso sonho: ser escritor.” Além das suas produções, com publicações solo e participações em coautorias, a escritora organiza coletâneas, faz curadoria para exposições e mentoria literária para lançar no mercado novos escritores. 

Escritora premiada, as suas obras são traduzidas para vários idiomas, já conquistaram o mercado internacional e podem ser adquiridas através do site www.lenizilioto.com.br

Membro de mais de 10 agremiações literárias faz destaque a:

- Membro efetivo do Instituto Cultive Suíça-Brasil, em Genebra – Suíça, sendo a Delegué para o estado de Mato Grosso;

- Membro Fundador Internacional da Federação Brasileira dos Acadêmicos das Ciências, Letras e Artes - FEBACLA. Cadeira 23 - Patrono Bernardino Ramazzini; 

- Membro Fundador da Academia de Belas Artes do Rio Grande do Sul - ABARS. Fundadora da cadeira 42 - Patrono Paixão Côrtes;  

- Membro da Academia de Letras da América Latina - ALAL. Registro 28; 

- Membro Fundador da Academia Sinopense de Ciências e Letras - ASCL. Cadeira 21 – Patrono Érico Veríssimo;

- Membro Fundador da Academia de Letras de São Pedro da Aldeia – ALSPA. Cadeira 64 que leva seu próprio nome como Patronesse Leni Chiarello Ziliotto;

- Membro da Associação Internacional de Escritores e Artistas - LITERARTE;

- Membro Academia Internacional de Literatura Brasileira – Registro número 742;

- Membro da Academia de Ciências, Letras e Artes de São Paulo – Cadeira 26 - Patronesse maria Firmina dos Reis; 

- Embaixadora Cultural da Confederação Internacional do Livro.

- Membro da Associação Gaúcha dos Escritores Independentes – AGEI;

- Membro do Coletivo Mulheres Maravilhosas;

- Sócia correspondente do Instituto Histórico e Geográfico do Maranhão. 

Natural de Guaporé, Rio Grande do Sul, Leni Zilioto reside atualmente em Lucas do Rio Verde, Mato Grosso, tendo recebido da Assembleia Legislativa do Estado, o título de cidadã mato-grossense, pelo relevante trabalho em prol da leitura, da literatura e da cultura. 

Contato: leniziliotoassessoria@gmail.com e (66) 99966-2765




5 visualizações0 comentário

Comentarios


bottom of page