A escritora Leni Chiarello Ziliotto, acadêmica da cadeira 25, lança seu décimo livro, em Sinop, no dia 25 de maio de 2017, na Escola de Artes de Sinop.
A obra é resultado de dois anos de trabalho, colhendo e organizando o relato de vida de sessenta e duas mulheres pioneiras de Sinop. Mulheres que vieram morar em Sinop antes do ano de 1980 e que continuam morando em Sinop.
O livro é o Volume 2, pois o Volume 1 foi produzido com histórias de mulheres de Nova Mutum, onde Leni morou nos anos de 2011 a 2014. O Volume 1 compõe o acervo da Biblioteca Nacional, no Rio de Janeiro, da Biblioteca da Universidade Nacional Três de Fevereiro, em Buenos Aires, a Biblioteca Nacional Brasileira, em Nova Iorque (EUA). O Volume 2 - as histórias das pioneiras de Sinop -também será enviado a essas e várias outras bibliotecas espalhadas pelo Brasil, as histórias das pioneiras de Sinop. O propósito de enviar as obras para universidades e bibliotecas do exterior é divulgar a riqueza cultural, natural e humana que há no Brasil.
Volume 1 – O BRILHO DE ESTRELAS IMORTAIS – Outra versão das histórias de vida.
Volume 2 – O BRILHO DE ESTRELAS IMORTAIS – Desbravar a terra e promover a vida.
O Volume 1 contém a narrativa das mulheres de Nova Mutum. Foi analisado por Ana Maria Goldani, professora Doutora em Sociologia da Universidade de Standford (Califórnia/EUA):
“O Brilho de Estrelas Imortais. Outra versão das histórias de vida
Leni Chiarello Zilioto, 2014
Livro excelente, muito interessante e bem escrito, com a originalidade de combinar arte fotográfica, poesia, literatura com uma perspectiva de gênero e a curiosidade intelectual de uma cientista social.”.
Ao fazer elegia à mulher, O BRILHO DE ESTRELAS IMORTAIS – Desbravar a terra e promover a vida dá conhecimento da riqueza histórica dessa cidade maravilhosa - Sinop merece – e estabelece-se como produto de altíssimo valor cultural e literário.
A obra não tem compromisso com o registro da história de Sinop, ainda assim, constitui fonte de dados do início do processo de colonização de Sinop e testemunha aspectos essenciais históricos e dos dias atuais do município.
Merecedora de aplausos, cada mulher que não olhou para trás - e por isso promoveu o desenvolvimento desse município - representa o brilho de uma vida plena, de amor à família, de dedicação ao trabalho, de resignação e de perseverança.
Leni diz que se sente honrada em contribuir com esse registro.
Comments