top of page
  • Foto do escritorCristiane Oliveira

Série conheça: A rima na história de Alex Aleluia

Alex Aleluia, um homem com desejo de prosperar deixa o estado mais rico do país em busca de uma das cidades mais prósperas do interior de Mato Grosso. A cidade escolhida é Sinop, a quarta maior do estado, com crescimento em números impressionantes. Uma cidade que cresce a cada dia, com seus arranha-céus despontando no horizonte, levando o progresso onde muitos acreditam que só tem floresta e animais selvagens. Não se deixe enganar, Sinop é uma cidade que cresce sem parar.

Uma cidade com economia pujante atrai pessoas com vontade de crescer, Alex de França Aleluia, um homem com visão de futuro, não podia essa oportunidade perder.

Formado no mundo das letras, ainda no estado de São Paulo, professor Alex sempre esteve ativo na profissão, lecionando em escolas, coordenando projetos, trabalhando em escolas preparatórias e realizando pesquisas na educação. Até mesmo programas de rádio ele teve a participação. Ainda em São Paulo também se tornou imortal, escrevendo livros com temas de educação.

Já em Sinop, da literatura não quis abri rmão, muito pelo contrário, buscou um novo desafio, fazer parte da academia de letras do nortão. Tendo tomado posse na cadeira número 32, do patrono Joaquim Manuel de Macedo, no ano de 2019 na Academia Sinopense de Ciências e Letras – ASCL.

Na literatura não se aquietou, lançou novos livros, com destaque para os títulos, O pacto dos inteligentes; Literatura para quem? E também O mundo pós pandemia, como co-autor. Suas linhas de pesquisa abrangem a educação, literatura infantil, análises de temas sociais e política. Tendo lançado obras de literatura infantil com uma releitura de um grande clássico infantil.

Participando ativamente de grupos literários, se tornou membro de várias academias, com destaque para a Academia de Letras do Brasil e Núcleo Acadêmico de Letras e Artes de Buenos Aires, Portugal e Valparaíso no Chile, sendo até mesmo premiado no exterior.

Mesmo com tantas atribuições, ainda tinha mais ambições. Acabou sendo eleito presidente da Academia Sinopense de Ciências e Letras – ASCL, tomando posse a partir de 2021. Assumindo o compromisso de tornar a ASCL uma instituição cada vez mais reconhecida e respeitada, com um grupo seleto de escritores e cientistas de qualidade comprovada.

Um prêmio literário lançou, abrindo votação popular para a escolha dos melhores da instituição. Com muito mérito alcançou o primeiro lugar na categoria de melhor escritor.

Em Sinop sua carreira de professor continuou, lecionando em escolas, também apresentando programas de TV, sempre com a literatura, assim como começou.

Entre seus maiores sonhos, praticamente todos já realizou. Quem sabe ainda possa ir mais longe, talvez um dia ser eleito para um cargo ainda maior. Ajudar o próximo, a sociedade, em busca de um país melhor.

 

Texto de Sérgio Fragoso




0 visualização0 comentário

Comments


bottom of page